Uva
Pinot Noir
Bem-vindo!
Preço pra Assinante: R$107,91. O que é isso?
A delicada e elegante Pinot Noir em uma leitura autoral da Lidio Carraro. Um dos vinhos mais representativos dessa casta nobre. Harmonioso, um rótulo que honra de forma muito própria os grandes clássicos.
Uva
Pinot Noir
Tipo do vinho
Tinto
Classificação
Seco
Teor alcoólico
14%%
Região
Encruzilhada do Sul, Serra do Sudeste / RS
Vinícola
Lidio Carraro
Temperatura de Serviço
16ºC a 18ºC
Harmonização
Combina perfeitamente com carne de aves sem muita gordura, vermelhas grelhadas e condimentadas de charcutaria. Verduras verdes assadas (como o aspargo) também casam muito bem.
Prêmios
91 pontos, Decanter Magazine, Steven Spurrier 92 pontos (17+), Jancis Robinson 90 pontos, Melhor Pinot Noir do Brasil, Guia Adega Vinhos do Brasil 2018/2019 Selo Grand Gold, Wines of Brazil Awards 2021
P E R F I L
• Uvas | 100% Pinot Noir
• Safra | 2021
* Teor alcoólico | 14% vol.
• Lote | 29.600 garrafas numeradas de 750 ml
• Terroir | Encruzilhada do Sul, Serra do Sudeste, Rio Grande do Sul, Brasil. Clima temperado subtropical úmido de baixa altitude. Solo granítico-arenoso, com baixo teor de matéria orgânica e ótima drenagem.
D E G U S T A Ç Ã O
Visual | Apresenta cor vermelho-rubi translúcida característica da casta.
Olfativo | Este vinho remete à tipicidade e delicadeza da variedade. Aroma elegante e complexo de frutas vermelhas maduras (cereja, morango, framboesa) e amora preta. Notas florais de violetas e rosas e toque de pimenta-preta.
Degustativo | Harmonioso, elegante, equilibrado, com taninos maduros revelando um agradável retrogosto frutado, persistente e levemente mineral.
S E R V I Ç O
Temperatura | 16° / 17°C
H A R M O N I Z A Ç Ã O
Combina perfeitamente com carne de aves sem muita gordura, vermelhas grelhadas e condimentadas de charcutaria. Verduras verdes assadas (como o aspargo) também casam muito bem.
V I N H E D O
As videiras são conduzidas pelo sistema de espaldeira, com uma produção de cerca de 2,5 kg/planta. Para o correto equilíbrio vegetativo, foram realizadas podas verdes para estabelecer uma boa atividade da parede foliar fotossintetizante, além de reduzir signicativamente a produção de uva por planta. Este vinho foi elaborado a partir do corte de quatro vinificações de Pinot Noir de diferentes parcelas, colhidas de acordo com as características desejadas― de equilíbrio, acidez, frescor, plena maturação, corpo e volume de boca ― para compor o vinho ideal. Cada um dos vinhos foi elaborado em separado e cortado posteriormente a partir de degustações.
V I N I F I C A Ç Ã O
As uvas são colhidas manualmente e transportadas em pequenas caixas para a sua transformação na vinícola. Seguindo o sistema de vinificação tradicional, as uvas sofrem maceração pré-fermentativa a frio de 24 a 72 horas para depois sofrerem fermentação natural a partir de leveduras autóctones. Finalizada a fermentação, o vinho ficou armazenado sobre as borras por mais dez meses. Posteriormente, os vinhos foram cortados a partir da definição dos percentuais e o resultado permaneceu por mais dois meses nos tanques. Não foi realizada fermentação malolática com o objetivo de preservar maior frescor, complexidade e equilíbrio ao vinho.
R E C O N H E C I M E N T O S H I S T Ó R I C O S
♦ 91 pontos, Decanter Magazine, Steven Spurrier ♦ 92 pontos (17+), Jancis Robinson ♦ 90 pontos, Melhor Pinot Noir do Brasil, Guia Adega Vinhos do Brasil 2018/2019 ♦ Selo Grand Gold, Wines of Brazil Awards 2021